A necessidade de cuidar de pais idosos leva as pessoas a não darem atenção para si mesmas.
Porém, mesmo diante das dificuldades, é possível reunir forças para lidar com a situação.
O cuidador também precisa suprir as próprias necessidades e isso pode ser mais fácil do que você imagina.
Veja como ajudei uma pessoa a se sentir melhor, logo após a primeira aplicação de Reiki.
Cuidar de pais idosos é algo que se torna cada vez mais comum à medida que aumenta a expectativa de vida no Brasil. Diversos filhos acolhem seus país porque a terceira idade pode trazer limitações que dificultam que eles vivam sozinhos nessa fase tão delicada. Veja a situação de uma cliente que atendi recentemente e como eu colaborei nesse sentido.
A Cláudia (nome fictício) é psicóloga, fez carreira na área de recursos humanos, mas está desempregada há bastante tempo. Ela me procurou para ajudá-la nesse sentido e durante nossa conversa, notei onde estava o bloqueio que trava o retorno dela ao mercado de trabalho. Preste atenção, porque essa também pode ser a sua situação.
A mãe dessa cliente está com 88 anos e não enxerga quase nada, pois tem apenas 20% da visão. Ela foi morar com a Cláudia e no momento não conta com outras pessoas para ajudá-la. E é exatamente aí que está o desafio da filha para conseguir um emprego. Cláudia vai às entrevistas com medo de não ter com quem deixar a mãe, fechando, inconscientemente, as portas às oportunidades.
Após eu saber dessa história, apliquei o Reiki para equilibrar as energias e a orientei a ficar de vez em quando descalça na terra ou em algum gramado para descarregar as energias negativas. Cláudia logo se sentiu mais leve e tranquila. Isso fez com que ela ficasse esperançosa e acreditasse na solução do seu problema. Também indiquei banho de boldo para eliminar energias negativas e depois de alecrim, com o objetivo de energizar novamente o corpo.
Se você também está sentindo a sobrecarga de cuidar de pais idosos (ou dos sogros), entre em contato comigo pelo WhatsApp (11) 999-806-612. Eu posso ajudar você a lidar melhor com essa situação. Até mais.