Dedicar algumas horas por semana para ajudar ao próximo, por meio do trabalho voluntário no hospital, alivia o sofrimento dos pacientes internados.
Isso faz com que essas pessoas se sintam não apenas um pouco melhor, mas também vejam que há quem se importe com a situação delas.
Quantas horas por semana você passa assistindo a filmes, séries ou vídeos na internet? Disponibilizar duas horas por semana é o suficiente para ser voluntário.
Veja o trabalho que eu faço no Instituto Dante Pazzanese, conhecido hospital localizado na cidade de São Paulo.
O trabalho voluntário no hospital é uma forma de ajudar quem tem problemas sérios de saúde e muitas vezes está carente de atenção e afeto. Há pacientes que permanecem meses e até anos internados aguardando a solução para a própria doença. Diversos hospitais possuem equipes de voluntários em vários setores, ajudando quem precisa de apoio.
Há muitos anos, o conceituado doutor Adib Jatene implantou no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, ligado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, um projeto de voluntariado que tem o objetivo de apoiar e levar conforto aos pacientes do hospital. Ele faleceu em 2014, mas seu filho até hoje dá continuidade e lidera esse nobre trabalho.
Eu também faço parte da equipe de voluntários e colaboro toda sexta-feira, das 10h às 12h. Existem três áreas em que as pessoas podem ajudar quem chega ao hospital; nos quartos, levando conforto, esperança e pensamento positivo aos pacientes, na ala de pediatria, onde ficam internadas as crianças que estão tratando o coração e na área do saguão de entrada, setor chamado de acolhimento, onde os voluntários conversam com os pacientes que estão aguardando consultas e exames. Eventualmente, indicamos onde realizar os procedimentos, porque mesmo havendo placas indicativas dos locais, muitos pacientes são analfabetos.
Alguns deles esperam por meses ou anos a oportunidade de um transplante. Outros, estão aguardando ou realizaram cirurgias para implante de válvulas ou marca-passo no coração. Para realizar essa atividade, nós recebemos crachá, jaleco e temos direito a vaga no estacionamento e seguro de vida enquanto permanecemos no hospital.
Nós só vamos aos quartos que estão com a porta aberta, porque é permitido entrar nesses leitos. Não podemos falar de religião, mas alguns pacientes nos pedem para rezar com eles o Pai Nosso. É proibido oferecer o Reiki, mas se o paciente conhece essa técnica e está sozinho no quarto, posso aplicar essa energia. É uma questão de bom-senso.
Quem estiver interessado em fazer trabalho voluntário no Dante Pazzanese, entre em contato comigo no Whatsapp (11) 999-806-612, que eu passo o caminho das pedras. O hospital é muito organizado, há um protocolo para seguir e existe inclusive uma entrevista para quem quer iniciar nessa atividade.
O trabalho voluntário no hospital é muito importante e você só precisa se dedicar algumas horas por semana. Portanto, pense nisso.