Homem de cabelo e barba grisalha está analisando com atenção e preocupação a conta de luz.
Conta de luz: Há vários custos e impostos embutidos no valor
19 de janeiro de 2026
Evite prejuízos ao estragar produtos na geladeira devido à falta de energia.
Evite os prejuízos e também as consequências dos apagões
2 de fevereiro de 2026
Placas de energia solar e elas podem ser usadas por cidade que cria usina de energia solar.

Energia armazenada em baterias evita apagão em cidade de MG

Placas de energia solar e elas podem ser usadas por cidade que cria usina de energia solar.Contar com uma estrutura capaz de ter energia armazenada é a solução para não precisar lidar com um apagão.

Por intermédio de placas solares, baterias e equipamentos de automação, você pode gerar e armazenar sua própria energia.

Outro benefício desse tipo de projeto é não apenas reduzir o valor da conta de luz, mas também ter uma produção sustentável.

Continue lendo e veja como a cidade Serra da Saudade implantou um projeto que garante energia para todos seus moradores.

 

Cidade possui estrutura energética semelhante a que pode ter na sua casa

A energia armazenada em um conjunto de baterias faz com que os moradores de Serra da Saudade, em Minas Gerais, não precisem mais enfrentar apagões. Essa é uma iniciativa de grande porte da cidade que possui o menor número de habitantes do Brasil e você pode adotar a mesma solução, mas adaptada para um pequeno projeto na sua casa. Se esse município garante energia elétrica para 856 pessoas quando ocorrem falhas no sistema da concessionária, você também pode fazer o mesmo por sua família. É mais simples do que parece.

Serra da saudade possui atualmente uma estrutura formada por 800 painéis solares, um banco de baterias de 2MWh e tecnologia de automação. Tudo isso faz com que a cidade disponha imediatamente de energia assim que ocorra interrupção no fornecimento feito pela concessionária. Diante da queda de energia, não é necessária intervenção humana porque o acionamento é automático. É como se houvesse um gerador gigante para ser ligado em emergências. As baterias mantêm a cidade abastecida por até 48 horas sem a rede principal.

Essa cidade investiu R$ 7 milhões para ter autonomia energética usando um sistema que foi testado e aprovado. Além disso, a China e os Estados Unidos possuem cidades que utilizam tecnologias semelhantes. Se há experiências bem-sucedidas que servem de exemplo no Brasil e no exterior, até pequenas residências e microempresas também podem se beneficiar usando energia solar. Entre em contato comigo pelo Whatsapp (11) 999-806-612. Diga qual é seu consumo energético máximo e eu falarei do que você precisa para ter autonomia energética e ainda reduzir o valor da conta de luz em até 80%.

Fale comigo